Postagens

Mostrando postagens de abril, 2017

Como o erro do cristão confirma o Cristianismo

Imagem
Flickr: Melanie Tata Esses dias perambulando pelo Facebook, me deparei com a seguinte frase, atribuída a Gandhi : "Gosto do seu Cristo, mas não gosto dos seus cristãos" [1]. De fato, é comum o Cristianismo sofrer ataques como esse por causa da postura de vários de seus adeptos. Mas será que esse é um argumento válido para descartá-lo? E como eu, sendo cristão, deveria me postar diante dessa crítica? Tiro no pé O que aqueles que rejeitam a fé cristã dessa maneira não percebem é que usando esse argumento, estão na verdade, afirmando os pressupostos cristãos. Veja bem: o Cristianismo não prega uma perfeição do homem aqui na Terra, muito pelo contrário. Nossa fé admite que poderemos pecar e que não somos infalíveis ( Rm 7.15-24 ). Sim, a Palavra nos exorta a buscarmos a perfeição, mas ciente que somos suscetíveis a cair durante nosso processo de santificação ( 1Jo 2.1 ). Assim, quem quer discordar da fé cristã apontando nossos delitos, acaba por afirmá-la [2]. Sendo

Teologia no futebol

Imagem
Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press " Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros" (Fp 2.4, NVI) Na semana passada os boleiros de plantão debateram sobre a atitude do jogador do São Paulo, o Rodrigo Caio, frente ao seu adversário, o corintiano Jô, no clássico válido pela semifinal do Campeonato Paulista de 2017. O bambi , digo, são paulino corrigiu o árbitro na marcação de uma falta que levaria Jô a ficar ausente no próximo jogo. Essa atitude, mesmo isso trazendo potencial desvantagem pro seu time (e trouxe desvantagem mesmo) chamou a atenção da impressa futebolística. Afinal, é raro ver tamanha honestidade. E nem é preciso ir longe pra comprovar essa raridade. O companheiro de zaga do Rodrigo, chamado Maicon, estava visivelmente frustrado com a atitude do parceiro, mesmo que não o tenha confessado claramente. Apenas disse que prefere a mãe dos adversários chorando que a dele. O mesmo sentimento apresentou o técnico do time t

Sim para impeachment do Ministro da Adoração

Imagem
Senado Federal: Flickr Em tempos de delações, impeachment e inquéritos sobre ministros do governo, eu venho pedir a exoneração dos Ministros da Adoração e a exclusão desse cargo em todas as Igrejas. Como assim? Já falei aqui sobre a ilusão que os espetáculos podem trazer aos cristãos e já adentrei no assunto dos cânticos entoados nos cultos . Agora, vamos discutir sobre aqueles que se apropriam desses movimentos para se outorgarem uma posição que não lhes compete. As castas Está se tornando comum a criação de uma casta nas Comunidades que se denomina "Os Adoradores". Eles se olham no espelho e acham que são adoradores natos, separados para instruir e conduzir o corpo da Igreja à adoração, como Moisés fez com os hebreus. Para eles, a adoração é um talento em que eles são mais virtuosos que o restante dos irmãos. Os cabra têm unção. Já há até músicas no segmento gospel onde eles falam de sua elevada posição, parecendo querer distinguir-se dos demais. Eu gostaria d

O Deus que deixa marcas - Deus-homem #3

Imagem
Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (Lc 22.19, NVI) Andrew Eason: Flickr A Páscoa acabou e agora podemos tocar nossa vida como normalmente, certo? Nem tanto. Primeiro, vamos terminar nossa reflexão em Lucas 22 e ai veremos. Indo ao versículo 19, enquanto participam da última ceia de Jesus aqui na Terra, Cristo recomenda que os discípulos sempre façam isso em Sua memória. Até aquele momento, a Páscoa era uma data instituída por Deus para que o povo de Israel se lembrasse e alegrasse com a libertação do Egito. Mas agora ela ganha novo significado. A nova libertação é chegada. Agora a data nos lembra que Deus nos livrou das amarras do pecado. Deus sabe o quanto nosso coração é ingrato. Somos fáceis em esquecer os favores que recebemos. Por isso a instituição dessa ordenança. Devemos sempre ter em mente o sacrifício do Cordeiro de Deus e Sua ressureição, pois é

O Deus que ora - Deus-homem #2

Imagem
"Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar" (Lc. 22.41) Flickr Orar parece fácil, mas não é. Assim como ler as Escrituras, a ação de orar parece exigir de nós uma força descomunal. E de fato, logo percebemos que isso é verdade quando vemos que entre nós e a oração há uma montanha chamada ego que precisamos afastar. Sim, para uma devocional viva precisamos do "venha a nós o Teu Reino" e este por sua vez exige que o nosso reino se vá. Nossas preocupações, afazeres e pensamentos intrusos. Solitude Por isso Jesus se utilizava frequentemente do isolamento para orar. Num século em que existe a internet interligando 8 bilhões de pessoas, fazer alguma atividade sozinho saiu de moda. " Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava " (Lc 5.16). E nos últimos momentos antes da crucificação isso não seria diferente. Ali, vemos o Mestre se afastar dos discípulos rumo ao isolamento dizendo de estar em profunda agoni

O Deus que sangra - Deus-homem #1

Imagem
"posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão." (Lc 22.44, ARC) Uma das coisas que mais me fascinam no Evangelho é a encarnação de Jesus. Nós, cristãos, cremos que Ele é Deus-homem, ou seja, Ele é plenamente Deus e plenamente homem. Apesar de toda discussão acerca do tema ao longo dos séculos, eu não quero entrar nelas. Assumo que este é um local santo e por isso entrarei nele com temor e tremor. E uma profunda admiração pela Verdade bíblica. Assim, depois da série sobre humildade lançar as bases, podemos dá início a série que olhará a natureza humana do nosso Senhor. Fragilidade O sangue não é exclusividade da espécie humana. Pelo contrário, ele está presente nas mais diversas classes de animais existentes. Todavia, todos entendemos que o sangue traz uma noção de humanidade. Na trama do filme "Batman x Superman", por exemplo, há um discurso por trás sempre comparando o Super-homem a u

A matemática, a Salvação e o jeitinho brasileiro - Série Humildade #3

Imagem
Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: "Neste caso, quem pode ser salvo? " Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus". (Mc 10.26-27, NVI) Flickr: Edge Earth Bom, sabemos que Deus é um ser totalmente santo e justo. Sendo assim, jamais Ele praticará a injustiça nem coabitará com o pecado. Por outro lado, aqui estamos nós, caídos, sempre transgredindo a Lei de Deus. Olhando pra essas duas realidades, fica nítido o quanto estávamos ferrados: a justiça de Deus implica numa punição por nossas iniquidades; a santidade de Deus implica numa total separação entre nós e Ele. Equacione isso e você terá o resultado: inferno! Refaça a demonstração e ela dará o mesmo resultado. Continuando as analogias matemáticas, diria que a equação não tem solução real. O que eu quero dizer é que era impossível uma redenção para nós. As leis divinas não abrem brechas. Elas são pe

Tirem as músicas gospel da Igreja

Imagem
Flickr: Pabak Sarkar Se há uma deficiência nas congregações contemporâneas é no que se refere aos cânticos ministrados nos templos. Está cada vez mais difícil delimitar o que é razoável e o que não é. Isso porque já trilhamos um longo caminho distante dos preceitos bíblicos para o louvor, e voltar até eles requer um esforço e humildade que nem todos os líderes desejam empenhar. O caso ficou sério quando o termo "música gospel" já soa pejorativo pra alguns. Entretanto, o termo em si é até sugestivo: vem do inglês " God spell ", que seria algo como "Palavra de Deus" ou ainda "Boas novas de Deus", em alusão ao Evangelho. São excelentes expressões para definir o que seria um cântico congregacional. Assim, vemos que o que se perdeu não foi o significante (a palavra) mas o significado (o que ele quer dizer). Atualmente, entra no pacote gospel qualquer coisa voltado ao nicho de pessoas que se proclamam religiosas. E não precisa nem falar em De