O Deus que sangra - Deus-homem #1

"posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão." (Lc 22.44, ARC)

Uma das coisas que mais me fascinam no Evangelho é a encarnação de Jesus. Nós, cristãos, cremos que Ele é Deus-homem, ou seja, Ele é plenamente Deus e plenamente homem. Apesar de toda discussão acerca do tema ao longo dos séculos, eu não quero entrar nelas. Assumo que este é um local santo e por isso entrarei nele com temor e tremor. E uma profunda admiração pela Verdade bíblica. Assim, depois da série sobre humildade lançar as bases, podemos dá início a série que olhará a natureza humana do nosso Senhor.

Fragilidade

O sangue não é exclusividade da espécie humana. Pelo contrário, ele está presente nas mais diversas classes de animais existentes. Todavia, todos entendemos que o sangue traz uma noção de humanidade. Na trama do filme "Batman x Superman", por exemplo, há um discurso por trás sempre comparando o Super-homem a um deus. Em certa altura há a pergunta: "você sangra?" Pudera, é um ser extraterrestre com poderes sobre-humanos. A dúvida era razoável. A mesma dúvida estava presente na época dos Estados absolutistas europeus. Dizia-se que os reis tinham sangue azul, conotando assim uma superioridade deles sobre os outros homens. Afinal, sangue é coisa muito humana, os reis devem pelo menos ter alguma vantagem em toda essa fragilidade.

Cristo foi pelo caminho inverso. Ele fez questão de ter esse líquido percorrendo seu corpo material. E fez questão de escorrê-lo por nós. O Deus cristão sai da majestade de seu trono para nos salvar. E para isso Ele ainda vai além: Ele se fez homem. O Nosso Deus sangrou. Qual outro deus fez o mesmo?

Suor de sangue

O sangramento durante Seu sacrifício é provavelmente o primeiro que lhe veio à mente, leitor. Mas eu quero que seus olhos se voltem para outro. Lucas é o único dos evangelhos que relata o sangue do nosso Amado ao orar no monte das Oliveiras. Tamanha era a agonia do nosso Senhor que ele suou sangue! Segundo a medicina, esse é um fenômeno raro que ocorre quando se estar em forte angustia, normalmente ao se aproximar de uma morte certa. Como a Bíblia é precisa em mostrar a humanidade de Jesus aqui na terra! Quão belo, tocante e triste é esse momento. Já não basta nosso Senhor caminhar em direção a cidade em que seria traído e açoitado e descrever seu sofrimento aos discípulos. Jesus fica sozinho. Seus discípulos parecem não saber reagir durante essa iminente realidade. E então, Cristo desaba na presença do Pai.

Nós nunca saberemos a intensidade dessa dor. Mesmo assim, não deixemos de nos ater a ela. Consideremos o quão amargo foi o cálice de Cristo. Sentir o gosto do pecado, a morte física, a ausência do Pai. Não nos esqueçamos o quão alto foi o preço que Ele pagou por nós, chegando a semelhança de homem, e homem de dores. O Deus onipotente se fez homem frágil por nosso pecado.

Comentários

Postagens mais lidas no mês

Entendendo a piada - #1

Política é coisa do capeta? - Política #1

A teoria Dragon Ball Z - Política #3