Postagens

Mostrando postagens de maio, 2017

Lula ou Bolsonaro: quem deveria governar o Brasil?

Imagem
Recentemente, com as más notícias a respeito do atual presidente Temer, a discussão sobre sua substituição por outro nome tomou proporções de final de Copa do Mundo. Todos tinham uma opinião para dizer. A divergência começa, porém, no nome que deveria substituir o presidente. Os brados mais forte chamam pelo ex-presidente Lula ou o deputado Jair Bolsonaro. Quem é o melhor nome? Essa é a forte briga entre o que chamamos de "esquerda" e "direita". Cada um desses eixos pedem um dos personagens acima citados, baseado em sua ideologia. E depois, defendem suas posições com unhas e dentes. O que vemos como resultado disso é a noção completamente alienada (termo não muito apropriado nesse post) de que sua posição política é a perfeita, infalível, capaz de traduzir e propor soluções para cada aspecto dos anseios nacionais. O oposto se atribui à ideologia oposta, que é o mal da nação, a escória que só aponta soluções falhas.  Um "novo evangelho" O que ess

Inteligência Humilhada - Conhecimento #4

Imagem
Flickr:  Andrew Seaman É comum em Igrejas pequenas aquele pensamento de repúdio ao uso da razão no exercício da fé cristã. Por outro lado, é possível ver jovens que se apegam ao estudo teológico com tanta gana, mas não se entregam ao que estudam e não exercitar o temor. É o embate entre os fideístas (os que defendem apenas a fé) e os racionalistas (aqueles que defendem apenas a razão). Entretanto, nenhum desses dois posicionamentos é saudável. O fideísmo acaba por gerar uma crença cega, enquanto o racionalismo puro sufoca a vivacidade do Evangelho. É ai que entra um conceito cunhado pelo pastor Jonas Madureira, que busca apaziguar esse dilema: é a inteligência humilhada [1]. Sujeito do conhecimento No primeiro post da série conhecimento , foi discutido como Deus explica Deus. Ou seja, Deus se revelou ao homem. No post anterior da série, foi abordado o produto dessa revelação: a Bíblia. A perfeita, infalível e poderosa Palavra de Deus. É a partir daí (e analisando a epist

Verbo mais que perfeito - Conhecimento #3

Imagem
Quando a Palavra de Deus é negligenciada, a religião pura e verdadeira desaba. Quando ela desaba ninguém pode, nem será salvo. Erasmus Sarcerius (1501 - 1559) [1] Flickr: Jan Murin Você se lembra das aulas de inglês no seu ensino médio? Provavelmente você sequer aprendeu algo além do verb to be . Parece até que tudo que a gente precisava aprender do idioma se resumia nisso. Depois descobrimos que não era o suficiente. Todavia, eis que lhe apresento um Verbo que é suficiente para falar a linguagem espiritual. E não, eu não estou falando dos dons de línguas. Lâmpada para os pés O que já foi dito durante a série conhecimento agora é necessário formalizar. A Bíblia é a única fonte de autoridade para a vida cristã. Ela é a Verdade ( Jo 17.17 ), não uma verdade qualquer, mas a Verdade. Por isso toda ela, sem exceção é que deve ser a nossa referência de comportamento correto ( Sl 119.105 ; 2Tm 3.16-17 ). Além disso, o que eu quero mostrar aqui é que a Palavra é a referência

O amor do Pai; o justo Deus

Imagem
Flick: Ricardo Camacho Eu tenho a opinião que a música sacra tem que ser bela. Claro, como já falei no post sobre música gospel , é imprescindível que ela seja centrada na Bíblia e na figura do Senhor. Mas não é por isso que ela tem de apresentar somente paráfrases das Escrituras, correndo o risco de que seus versos se tornem mecânicos, isto é, sem a suavidade da poesia. Não é o caso da canção que vou apresentar. Apesar de ter versos curtos (o que normalmente me passa a sensação de um discurso duro, sem coesão), ela apresenta as verdades cristãs de forma belíssima e profunda. Por sua linguagem poética, ela nos faz meditar em detalhes da Salvação, que, como diria Roberto Carlos, " são coisas muito grandes pra esquecer ". Sim, há canções excelentes sendo feitas ainda hoje para entoarmos em nossas comunidades. "Quebrantado", do Ministério Vineyard é uma dessas. Eu olho para a cruz / E para a cruz eu vou / Do seu sofrer participar / Da sua obra vou cant

A letra mata? Teologia esfria o crente? Não é útil? - Conhecimento #2

Imagem
Devido ao post anterior da série conhecimento , alguém poderia ter levantado algumas dúvidas bem comuns. Então, esse post será uma espécie de Perguntas Frequentes a respeito do conhecimento de Deus. Mesmo temendo escrevê-lo, julguei necessário para podermos avançar com a série. 1. A letra mata? A ideia aqui é que o exame da Bíblia impede a Salvação. Bom, esse é um argumento já batido, uma vez que muitos já mostraram o real sentido da passagem ( 2Cor 3.6 ). Uma leitura sincera da passagem mostrará que a Letra se refere à Lei mosaica . Isso fica explícito no versículo 7, onde Paulo se refere à Lei como "ministério de morte" trazido em glória por Moisés.  Sim, ministério de morte, pois mesmo a Lei sendo boa e santa ( Rm 7.12 ), ela me traz morte ( Rm 7.10 ) porque ela ressalta o meu pecado ( Gl 3.19 ). Não se trata então de que a "letra" da Bíblia e seu estudo "matam". 2. Teologia esfria o crente? É um posicionamento bem semelhante ao anterior, mas

Ninguém explica Deus? - Conhecimento #1

Imagem
Você já deve ter notado que eu pego no pé das músicas gospel. E pra inaugurar a série sobre conhecimento bíblico, eu vou continuar assim (rs), recorrendo à famosa canção que dá título ao post. O que tem ela? Vejamos. Eu estive em uma reunião com adolescentes estudando a Bíblia, e de repente um deles, dos mais novos, perguntou: " se as coisas de Deus são loucuras pro mundo, por que pregamos o Evangelho a elas? " Uma ótima pergunta, não acha? Exigiria um bom raciocínio para respondê-la. Mas eis a resposta que a criança ouviu de um adulto: AH, NINGUÉM EXPLICA DEUS! Se aquela criança continuasse em sua curiosidade perspicaz poderia retrucar: " e por que viemos aqui estudar Deus? ". Eu mesmo me segurei pra não indagar isso. O que a resposta que o garoto ouviu evidencia é a triste realidade de nossas Igrejas pelo Brasil. Elas estão baseando sua doutrina nas músicas que ouvem e não no ensino de seus pastores nem nas Sagradas Escrituras. Isso não seria tão grave,