Ninguém explica Deus? - Conhecimento #1

Você já deve ter notado que eu pego no pé das músicas gospel. E pra inaugurar a série sobre conhecimento bíblico, eu vou continuar assim (rs), recorrendo à famosa canção que dá título ao post. O que tem ela? Vejamos.

Eu estive em uma reunião com adolescentes estudando a Bíblia, e de repente um deles, dos mais novos, perguntou: "se as coisas de Deus são loucuras pro mundo, por que pregamos o Evangelho a elas?" Uma ótima pergunta, não acha? Exigiria um bom raciocínio para respondê-la. Mas eis a resposta que a criança ouviu de um adulto: AH, NINGUÉM EXPLICA DEUS! Se aquela criança continuasse em sua curiosidade perspicaz poderia retrucar: "e por que viemos aqui estudar Deus?". Eu mesmo me segurei pra não indagar isso.

O que a resposta que o garoto ouviu evidencia é a triste realidade de nossas Igrejas pelo Brasil. Elas estão baseando sua doutrina nas músicas que ouvem e não no ensino de seus pastores nem nas Sagradas Escrituras. Isso não seria tão grave, pois a música sacra tem sim um papel didático. O caso fica sério mesmo porque nossas canções estão com doutrinas rasas, cheias de versos ambíguos, quando não estão errados mesmo!

Prezando pela sã doutrina

Se você pode acha que estou sendo perfeccionista, veja essa história. Quando a Igreja dava seus primeiros passos, alguns falsos mestres estavam deturpando as verdades bíblicas. Por isso, foi necessário escrever um texto que refutasse os maus ensinos. Surgiu então o Credo Niceno [1]. Mas ao redigirem tal credo, um encrenqueiro chamado Atanásio brigou para que onde se falava que Cristo participava da Trindade, usassem o termo "homoousios" (mesma substância) ao invés de "homoiousios" (substância similar). É um "i" de diferença! Uma letra! Mas por causa dela Atanásio foi exilado cinco vezes durante dezessete anos até tirarem essa maldita letra [2].

Por que a teimosia dele? Porque se tratava da sã doutrina! Se tratava do correto ensino da revelação de Deus, que transmitida de forma errada, poderia desviar milhões de almas por séculos. Valia a pena ser preso por essa letra. Quando Paulo usa a expressão "sã doutrina" a Timóteo e a Tito, ele faz uma alusão a jovens aprendizes sobre um ensino saudável, sem doença. Paulo e Atanásio entendiam que uma gripe, uma vez tolerada, pode levar até mesmo a morte. É preciso ter zelo sim, retendo firmemente a Palavra (Tt 1.9).

Outros posts da Série:

Ambiguidade

Certo. Mas o que tem isso com a música em questão? Ela não é de todo ruim. Pelo contrário, ela é melhor que muitas outras ai. Mas se perde no verso "Ninguém explica Deus". Ao ouvir isso, podemos ter duas interpretações possíveis: (i) Ninguém explica o ser de Deus, por isso devemos simplesmente crer e se abster de qualquer esforço pra entender seu modo de agir; ou (ii) Ninguém entende a tamanha sabedoria de Deus em seu modo de agir.

Muitos cristãos preferem a primeira opção. Relutam em refletir sobre a natureza de Deus e assumem que tudo é mistério, qualquer pergunta bíblica é uma afronta ao Senhor, e que Teologia não é uma coisa boa. Mal percebem que defendendo isso, estão fazendo Teologia. Dizer que algo não tem explicação já é uma explicação. Dizer que Deus não se explica já é um estudo de Deus, ou seja, teologia. Uma teologia ruim, mas é uma teologia.

Deus explica Deus

Eu creio que o autor da letra quis transmitir a opção (ii). O verso anterior corrobora pra isso: "Se revelou ao seus do crente ao ateu". Certamente, ninguém explicaria Deus, se não fosse o fato de que Ele mesmo se revelou. Cristo veio revelar o Deus Pai (Jo 1.18) transmitindo Sua Palavra (Jo 17.8). As Escrituras explicam o agir de Deus porque elas são o próprio Deus falando de Si mesmo. Deus explica Deus. E elas nos chama a lê-la e entendê-la (Js 1.8). É por isso Paulo louva a Deus em Romanos 11. Depois de meditar em todo o agir de Deus para Israel e os gentios, ele fica extasiado com a engenhosidade do plano perfeito de Deus. Ali, ciente das maravilhas de Deus é que ele afirma: "quão insondáveis são os Seus juízos" (v. 33-36)

Mas se eu acho que o autor não quis dizer algo errado, por que estou condenando a música? Porque eu só acho. Simplesmente torço pra que quando ele diz "Teologia pra explicar" seja um reconhecimento de que através da Bíblia, a Teologia realmente explica. Mas o que dizer do verso "ninguém explica Deus; se duvida ou se acredita"? Ele quer dizer que não se pode entender? Explicitamente a letra oferece as opções de duvidar ou acreditar, pois ninguém pode explicar.

Percebe as contradições da música? Percebe que ela dá espaço para a dúvida? Percebe o quanto cantá-la em um grupo de louvor pode levar alguém a exercer Colossenses 3.16 usando algo com significado ambíguo, dúbio, impreciso, que dá margem para maus pensamentos acerca da natureza de Deus? Imagine se o rapaz da pergunta absorver o ensino que ouviu, por que ele lerá a Bíblia? Por que aceitará os ensinos dos seus pais, pastores e líderes acerca de Deus? E assim, um por um, podemos perder uma geração.

Não se trata de apenas uma música inocente. Não se trata de apenas uma vogal num credo. Se trata dos ensinos que Deus revelou para nós para podermos crer (Jo 17.8) e crescer em santidade (Jo 17.17, Fl 1.9-11), obedecendo a Sua Lei (Sl 119.34) e perseverarmos para a Savação (2Tm 3.14-15). Como sustentáculo dessa verdade (1Tm 3.15) precisamos defendê-la.

"Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força" (Ef 1.17-19)
"Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém." (2Pe 3.18)

Obs.: Há também um ótimo texto no blog Cante as Escrituras sobre a mesma música. Ela trata das mesmas deficiências da música, mas com mais profundidade.

[1] Saiba mais em: <http://www.monergismo.com/textos/credos/credoniceno.htm>Acesso em 03 de Maio de 2017.
[2] CHESTER. Tim. Conhecendo o Deus Trino: porque o Pai, Filho e Espírito Santo são boas novas. Editora Fiel, 2016.

Comentários

Postagens mais lidas no mês

Entendendo a piada - #1

Política é coisa do capeta? - Política #1

A teoria Dragon Ball Z - Política #3