No silêncio (Ministração por Lulu Santos)

Pense numa decisão sem juízo que tomei foi a de ler o livro de Salmos. A graça de você ler um livro é terminá-lo e aprender mais do que quando o iniciou. Mas como fazer isso num livro de 150 capítulos em que você ler apenas dois por dia (serão 75 dias de leitura, sem falar no salmo 119. Orem por mim). Pra piorar a situação, Salmos não é nada fácil de se absorver. Não há uma linha de pensamento a ser seguida, como nas epístolas, e o gênero do livro está bem distante do leitor do século XXI.

Mesmo assim, tenho feito um esforço pra ouvir o Senhor nos salmos. Deixar os parágrafos de doutrinas neotestamentárias e me render a doxologia do livro. Mas ler os salmos é deixar de lado os livros de teologia sistemática para pegar o caderno de partitura. Salmos se trata de adoração com as mãos levantadas e os joelhos dobrados.

Vácuo

Mas, e quando esse esforço pra ouvir parece em vão? E quando parece que o favor de Deus não está sobre você e por isso já não há muito o que cantar? O que fazer quando a partitura parece composta apenas de pausas e o silêncio retumba nas paredes do seu coração?
Eis que lhe apresento o salmo 13. Como seu sei que você não pegará sua Bíblia agora, leia-o abaixo (os direitos autorais me permitem copiar o salmo todo?):

"Até quando, ó Senhor, te esquecerás de mim? para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando encherei de cuidados a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando o meu inimigo se exaltará sobre mim?
(3;4) Considera e responde-me, ó Senhor, Deus meu; alumia os meus olhos para que eu não durma o sono da morte; para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, em sendo eu abalado.
(5;6) Mas eu confio na tua benignidade; o meu coração se regozija na tua salvação. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem."

É fácil ver a angústia de Davi com o silêncio de Deus. É um momento terrível de vácuo sonoro do Senhor que parece que vai durar uma eternidade. Mesmo assim, aí está o salmo registrado na sua Bíblia (eu sei que você não conferiu, mas creia). E isso implica que, mesmo Davi não ouvindo a Deus, reconhecemos esse salmo como inspirado, ditado por Deus a Davi. E por quê?

Eu sei que meu Redentor vive

Porque o silêncio foi a melodia de Deus que inspirou Davi. A razão para esse salmo servir de cântico é que ele reconhece o amor de Deus. O salmista conclui que mesmo nesse momento de hiato o Senhor tem lhe feito muito bem! Talvez não haja inspiração para escrever um novo poema, mas mesmo assim, Deus já nos deu inspiração sem fim. Seus santos atributos, Seu grande favor e longanimidade são mais que abundantes. Deus é a inspiração!

Essa é a essência do "alegrar-se no Senhor". Essa é a ideia por trás de "a alegria do Senhor é a nossa força". Mesmo quando parece que as misericórdias não se renovaram pela manhã, Deus é suficiente para meu coração pulsar forte.

O ministro de louvor Lulu Santos tem uma música que diz: "Eu te amo calado, como quem ouve uma sinfonia de silêncio...". Davi conseguiu ouvir Deus lhe falar isso 500 a.C.

"Quando o lápis resiste obedecer e eu tento me impor
Quando o copo balança em minhas mãos e eu temo compor
Seja minha canção, estrofe, ponte e refrão
" [1]

Quer refletir mais sobre o silêncio de Deus? Não há melhor hino que este:


Notas
[1] Trecho da música "O bilhete e o trovão" de Os Arrais.

Comentários

Postagens mais lidas no mês

Entendendo a piada - #1

Política é coisa do capeta? - Política #1

A teoria Dragon Ball Z - Política #3