Oxente, e crente pode ir nas festas juninas?

Festividades juninas chegando e com ela vem crescendo perguntas no meio cristão. E aí, posso participar? Posso deixar os meus filhos participarem? Uns acham que é pecado, outros não. Como professora, me preocupei em relatar minha opinião como quem precisa exercer sua função, sendo uma cristã que crer em Jesus Cristo, que diante de tantas opiniões e dúvidas ao meu redor, tento esclarecer perante a revelação das Escrituras Sagradas. Que o bom e preciso Deus me ajude.

Festa laica

Historicamente falando, as festas juninas foram trazidas de Portugal para o Brasil durante o período de colonização. Logo em seguida elas receberam influência de outros países europeus devido à grande tradição Católica Romana que já festejavam as festas dos santos João, Antônio e Pedro. Associado a isso, o mês de junho é marcado pela época de colheita do milho, o que acabou por mesclar a festa europeia com o costume caipira aqui no Brasil [1] Com base nesse contexto, devemos olhar essa questão por meio de duas vertentes:

1. As festas juninas têm uma origem religiosa. Portanto, se você vai para uma festa de cunho religioso, com adoração, oferendas, rezas e simpatias aos santos, então sim, como protestante você deve ficar bem distante dessas comemorações. Deus não divide sua adoração e glória com ninguém. Sabemos que idolatria é pecado e existem inúmeras referências que abomina esse pecado na Bíblia.

2. É fato também que essas festas adquiriram outra roupagem aqui no Brasil. As finalidades religiosas foram deixadas de lado e temos agora uma festividade cultural [1]. Até mesmo os "gentios" entendem isso. Portanto, se há festas na escola, ruas, clube ou qualquer lugar que não tenha os sacramentos descritos acima, não vejo problema de participar. É apenas uma festa comum para interação e descontração entre pessoas.

Leia mais:
Mas se você continua com dúvidas sobre a sua presença nesses ambientes, então te aconselho a não participar, pois a falta de convicção é ausência de fé, e tudo o que não provém da fé é pecado (Rm 14.23).

Comidas sacrificadas

Há ainda a questão em que supõe-se que as comidas típicas do momento são supostamente oferecidas, e portanto, impuras. Cristo diz que nada que entra no corpo pode contaminar o homem (Mc 7.15). Do mesmo modo, Paulo diz "Todo alimento é puro" (Rm 14.20) Aos coríntios ele traz o mesmo argumento, tendo como base a noção que os ídolos não são nada, logo não há problemas nessas comidas para os cristãos (1Co 8.4-8). Todo alimento é puro porque são feitos das mãos do Deus Criador. Nenhuma comida tem poder diante da fé em Cristo Jesus (Rm 14.14). Vale ressaltar que nem por isso devemos ir ao encontro dessas comidas, nem aceitá-las, tendo a certeza que elas foram oferendas (1Co 10.19-22).

Faço ainda mais uma ressalva. Deve-se ter o cuidado de não ofender ou escandalizar seu irmão. Em Romanos 14, vemos que nossa liberdade está sempre condicionada de não levar o irmão a cair, ou sermos pedra de tropeço para ele. Devemos promover a edificação mútua, se assim não for estamos errados e desagradando a Deus.

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outras coisa, façam tudo para a glória de Deus." (1Co 10.31 NVI)

Notas

OBS.: Este texto foi escrito pela minha namorada Cibeline Rodrigues, não correspondendo, necessariamente, à minha opinião. Portanto, qualquer conteúdo é de responsabilidade de seus idealizadores.

[1] CHIANCA, L. Devoção e diversão: Expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista ANTHROPOLÓGICAS, v. 18(2), p. 49-74, 2007.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais lidas no mês

Entendendo a piada - #1

Política é coisa do capeta? - Política #1

A teoria Dragon Ball Z - Política #3