Postagens

Mostrando postagens de junho, 2017

Entendendo a piada - #1

Imagem
Texto base: 1 Coríntios 1.1-9 É evidente que a Igreja vem sofrendo críticas internas atualmente, alguns certamente tem um fundamento. Membros são rápidos em criticar suas comunidades. Além disso, no cenário mais amplo da internet, personagens de maior evidência no cenário gospel também não se entendem e discutem calorosamente. Não obstante, aqui está você, meio perdido no meio dessa gritaria. Sua Igreja parece que perdeu o rumo, seus líderes não lideram com zelo, a doutrina já não está sã mas bem doente, a unidade só aparece nas confraternizações. O que fazer? Era esse o cenário que Paulo descobriu na Igreja de Corinto. A comunidade estava dividida, confusa quanto a verdades fundamentais do Evangelho e rendida pela imoralidade sexual que a cidade praticava, chegando até a abrigar um incesto [1]. Mais sobre o erro do cristão aqui . Entretanto, ao começar seu discurso para com essa Igreja, Paulo dá graças a Deus por esse povo ( v. 4 ). Isso não é nada comum! A Igr

O que Cristo oferece

Imagem
Flickr: spazbot29 Sabe quando você não para de escutar uma música. Pois é, eu estava assim com a canção "Ele é" de Os Arrais (eu sei,  já estou enchendo o saco com eles). Quando vi um vídeo explicando a inspiração da letra [1], gamei mais ainda na música e comecei a refletir a respeito da narrativa dela. Trocas comerciais É explícito a busca por vitória e prosperidade nos templos do nosso país. Os pedidos por vantagens, alguns podem argumentar, são endereçados a Cristo. Entretanto, há alguns "encargos monetários" e juros que os que buscam apenas as mãos de Deus não querem arcar. Lavando roupa suja O primeiro deles é a humilhação ( eita palavrinha frequente nesse blog ). Na primeira estrofe da canção supracitada, ouvimos a narrativa da mulher samaritana indo ao poço em busca de água. Ao encontrar-se com Jesus e ouvir da água viva, ela pede pra beber dela. E o que Cristo lhe dá logo em seguida? Seu pecado escancarado ( Jo 4.15-18 ). É certo que a glór

Oxente, e crente pode ir nas festas juninas?

Imagem
Festividades juninas chegando e com ela vem crescendo perguntas no meio cristão. E aí, posso participar? Posso deixar os meus filhos participarem? Uns acham que é pecado, outros não. Como professora, me preocupei em relatar minha opinião como quem precisa exercer sua função, sendo uma cristã que crer em Jesus Cristo, que diante de tantas opiniões e dúvidas ao meu redor, tento esclarecer perante a revelação das Escrituras Sagradas. Que o bom e preciso Deus me ajude. Festa laica Historicamente falando, as festas juninas foram trazidas de Portugal para o Brasil durante o período de colonização. Logo em seguida elas receberam influência de outros países europeus devido à grande tradição Católica Romana que já festejavam as festas dos santos João, Antônio e Pedro. Associado a isso, o mês de junho é marcado pela época de colheita do milho, o que acabou por mesclar a festa europeia com o costume caipira aqui no Brasil [1] Com base nesse contexto, devemos olhar essa questão por meio de

Ele tem ciúmes de mim?

Imagem
Recentemente fui à Igreja Batista da minha cidade e ouvi o grupo de louvor trocar a expressão "ciúmes" por "cuidado", na música Me ama, do Diante do Trono. Por mais que essa tenha sido uma atitude nobre de zelo pela coerência bíblica nos cânticos, dei-me a liberdade de discordar dessa troca. É bíblico? O ciúme de Deus é bíblico? Sim. Vemos essa expressão (no hebraico qin`ah [1] ) no livro de Ezequiel ( 8.3 ; 16.38 , 42 ). A tradução NVI ainda traduz esse termo hebraico como ciúmes em algumas passagens que a tradução ARA e a ARC põem como "zelo" ( Sl 78.58 ; Ez 23.25 ; Zc 8.2 ). E em diversas outras passagens, ambas as traduções usam qin`ah como zelo ( Dt 29.20 ; Sl 79.5 ; Is 9.7 , 37.32 ; Ez 36.5 , 38.19 ; Sf 1.18 ). Isso sem falar nas variantes do termo (zeloso ou ciumento, enciumado). Além disso, essa mesma palavra hebraica é usada para se referir ao ciúme dos irmãos de José ( Gn 37.11 ) e até mesmo ao ciúme entre cônjuges ( Nm 5.11-31 ). Tr