A paixão de Cristo: cena pós-créditos

Chegada a Páscoa, somos cercados de lembranças acerca da via crucis do nosso Senhor. São filmes, encenações, eventos públicos. Tudo nos leva a olhar para o Cristo agonizando de dor na cruz.

Toda essa infestação nos leva a uma miopia igual a das mulheres que visitaram o túmulo de Jesus. A Bíblia nos relata Maria Madalena e Maria mãe de Tiago indo ao sepulcro de Jesus para perfumar seu corpo (Mt 28.1; Mc 16.1). O interessante é que elas haviam esquecido que o Messias ressuscitaria, sendo rememoradas por um anjo (Lc 24.8). Podemos também hoje está cometendo o mesmo erro, precisando sermos acordados nesse domingo de Páscoa com um anjo nos perguntando "Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?” (Lc 24.5). Precisamos deixar de focar no Cristo sofredor como se a obra redentora do nosso Senhor terminasse ali.

A ressurreição nos dá sentido

Por que isso é importante? O apóstolo Paulo nos mostra que a ressurreição é central à nossa fé (1Co 15.14), pois cremos Cristo venceu a morte para nos dar vida nEle (1Co 15.22). Sem mantermos a ressurreição de Jesus em nossa vista, qual a motivação para viver cada dia, enfrentar a morte e as dores do mundo? A verdade é que um cristão que não vê seu Cristo ressurreto, nada fará sentido. Não tem qualquer esperança futura, não tem uma fé sólida e por isso não tem uma vida plena (1Co 15.19,32). Seremos então, os mais miseráveis dos homens.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1Pe 1.3)


(Leia a série de páscoa "Deus-Homem")

A ressurreição nos assegura a santificação

A vinda dos mortos de Jesus também nos impulsiona à santificação. O poder da morte está no pecado (1Co 15.56). Entretanto quando o nosso Salvador vence a morte e vence seu poder, podemos agora ter esperança de uma vida santa porque Ele nos transmite sua vitória (1Co 15.57). Podemos ter a certeza de vencer a nós mesmos, morrermos para nós mesmo, e viver em santidade sob a grandiosa obra de nosso Senhor.

“Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado” (Rm 6.6-7)

A ressurreição nos traz esperança

Por fim, há um último aspecto que deve ser considerado. A ressurreição é uma grande resposta ao sofrimento. Ao olharmos para a cruz, sabemos que “Deus leva tão a sério nossa dor e sofrimento que se dispõe a levá-los sobre si” [1]. Mais ainda, nas palavras do Timothy Keller:

“A visão da Bíblia é a ressurreição - não um fruto que seja apenas uma compensação pela vida que jamais tivemos, mas uma restauração da vida que sempre desejamos ter. Isso significa que toda e qualquer realidade terrível não só será desfeita e reparada, como também, de alguma forma, fará a glória e a felicidade futura serem ainda maiores”. [1]

Olhemos para a cruz, ela vazia. Enchamos então nossos pulmões de esperança. Nosso Rei ressuscitou!


Mais sobre sofrimento e esperança:

Notas

[1] KELLER, Timothy. A fé na era do ceticismo. Editora Vida Nova, 2015. 

Comentários

Postagens mais lidas no mês

Entendendo a piada - #1

Política é coisa do capeta? - Política #1

A teoria Dragon Ball Z - Política #3