Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2017

Não encoste na parede - #4

Imagem
Texto base: 1 Coríntios 3.10-23 O que foi abordado durante a série é preciso agora destacar: Jesus Cristo é o Alicerce da Igreja. Nada de novo, não é? Você provavelmente sacou isso assim que leu o título da série. Chega a ser óbvio para todo cristão. Mas, se tem uma mania entre os cristãos é se esquecerem do óbvio e fundamental (mais sobre a amnésia do óbvio aqui ). Duvida?  Continuando nossa leitura da carta aos coríntios, vemos Paulo escrever: "P orque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo " ( 1Co 3.11 ). Antes desse versículo, o apóstolo continuara censurando a preferência dos coríntios por homens, como se eles fossem o fundamento da igreja. O que ele quer mostrar é que nenhum homem pode ser a base da Igreja. Os posts anteriores da série: Entendendo a piada - #1 O Whein Protein de Deus - #2 O dr. Estranho e o Espírito Santo - #3 Tudo, menos Solus Christus Nós protestantes afirmamos que não é o papa nem P

O suicídio e a tola fé na vida

Imagem
A palavra suicídio está no título da biografia de nossa geração. Ela tem causado intensos debates através de seriados na Netflix, na Conferência Fiel de jovens e, acima de tudo, na vida real. Além disso, recentemente mais um artista musical cometeu suicídio (Chester Bennington, da banda Linkin Park). Um número na soma de muitos anônimos que tomaram a mesma decisão. Aos que ficam, sucede-se após a dor, o tributo pela vida e obra daqueles que se foram. Celebrar a vida dos mortos e dos vivos é palavra de ordem. Mas até onde isso é plausível? Qual é o "legado" que a ação do suicida nos deixa. Qual a reflexão que deveria vir à mente? Tenha fé no revolver Ter fé na vida. Ouvi ontem um colega citando essa frase ao encarar uma lista de exercícios nada legal. Descobri que ela é até tema de uma música do grupo Preto no Branco. Ela é a oração (duplo sentido) repetida também após a notícia de um suicídio. A pergunta é: por que confiar na vida? O que ela lhe dá de esperança pa

No silêncio (Ministração por Lulu Santos)

Imagem
Pense numa decisão sem juízo que tomei foi a de ler o livro de Salmos. A graça de você ler um livro é terminá-lo e aprender mais do que quando o iniciou. Mas como fazer isso num livro de 150 capítulos em que você ler apenas dois por dia (serão 75 dias de leitura, sem falar no salmo 119. Orem por mim). Pra piorar a situação, Salmos não é nada fácil de se absorver. Não há uma linha de pensamento a ser seguida, como nas epístolas, e o gênero do livro está bem distante do leitor do século XXI. Mesmo assim, tenho feito um esforço pra ouvir o Senhor nos salmos. Deixar os parágrafos de doutrinas neotestamentárias e me render a doxologia do livro. Mas ler os salmos é deixar de lado os livros de teologia sistemática para pegar o caderno de partitura. Salmos se trata de adoração com as mãos levantadas e os joelhos dobrados. Vácuo Mas, e quando esse esforço pra ouvir parece em vão? E quando parece que o favor de Deus não está sobre você e por isso já não há muito o que cantar? O que