Postagens

Mostrando postagens de abril, 2018

Ser pescador de homens é para os fracos

Imagem
Mar da Galileia, ordens para lançar as redes, pesca maravilhosa. Pedro precisou viver esse cenário por duas vezes para se tornar pescador de homens. Entre Lucas 5 e João 21, o apóstolo perseguiu de várias formas uma maneira de demonstrar esse status que havia sido predito pelo Senhor, mas sem grandes sucessos. Falsa piedade Sendo direto, a verdade é que Pedro sustentava uma falsa piedade. Vários episódios mostram um Pedro santarrão, desesperado para se mostrar pronto e maduro. Pegue, por exemplo, o episódio em que Cristo lava os pés dos discípulos ( Jo 13.5-10 ). Pedro quer mostrar sua modéstia negando ter seus pés lavados, quando a verdadeira humildade seria se deixar ser lavado pelo Senhor em silêncio. Não contente em levar um rela de Jesus, ele continua querendo demonstrar sua santidade. A sua fala parece fantástica: "lava-me por completo", mas ela não passa de estupidez.  Águas profundas Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mai

A paixão de Cristo: cena pós-créditos

Imagem
Chegada a Páscoa, somos cercados de lembranças acerca da via crucis do nosso Senhor. São filmes, encenações, eventos públicos. Tudo nos leva a olhar para o Cristo agonizando de dor na cruz. Toda essa infestação nos leva a uma miopia igual a das mulheres que visitaram o túmulo de Jesus. A Bíblia nos relata Maria Madalena e Maria mãe de Tiago indo ao sepulcro de Jesus para perfumar seu corpo ( Mt 28.1 ; Mc 16.1 ). O interessante é que elas haviam esquecido que o Messias ressuscitaria, sendo rememoradas por um anjo ( Lc 24.8 ). Podemos também hoje está cometendo o mesmo erro, precisando sermos acordados nesse domingo de Páscoa com um anjo nos perguntando " Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? ” ( Lc 24.5 ). Precisamos deixar de focar no Cristo sofredor como se a obra redentora do nosso Senhor terminasse ali. A ressurreição nos dá sentido Por que isso é importante? O apóstolo Paulo nos mostra que a ressurreição é central à nossa fé ( 1Co 15.14 ), p